O livro

         

Para adquirir o seu clic no link abaixo.


Meu propósito ao escrever esse livro foi informar e orientar as pessoas que convivem de perto com a obesidade infantil, principalmente aos pais que, muitas vezes, mesmo de forma inconsciente acabam contribuindo para que a obesidade se desenvolva em seus filhos, depois vivem a angústia de tentar combatê-la.
O tema obesidade vem ganhando um negativo “status” de mal do século, seu crescimento é assombroso, atingindo também as crianças, que se tornam muitas vezes vítimas indefesas dessa complicação.
Esta obra aborda o assunto usando uma linguagem de fácil compreensão, tratando a obesidade desde a sua origem, como ela pode ser detectada, seus fatores de risco, as complicações que ela poderá desencadear e as formas de prevenção e tratamento. Outro aspecto importante é a questão da obesidade no ambiente escolar e como podem ocorrer ações preventivas dentro da escola, criando novos hábitos de alimentação e atividade física.
No que diz respeito ao tratamento, também houve a preocupação de elaborar e exemplificar um treinamento físico para a criança acima do peso, respeitando aspectos de aptidão física, nutricionais e psicológicos.

OBESIDADE INFANTIL NÃO É BRINCADEIRA é uma obra onde o professor Alex Batalha Machado, profissional de educação física, contando com a colaboração de outros profissionais da área da saúde,  responde inúmeros questionamentos a respeito do tema, enfatizando a importância da família tanto para a prevenção quanto para o tratamento da obesidade em crianças.
Esta obra apresenta:
ü  Um mini-plano de ensino em educação física escolar, com exemplos de aulas prontas e descrição das atividades.
ü  Avaliação física e prescrição de exercícios.
ü  Uma planilha de 12 semanas de treinamento físico direcionada ao tratamento da obesidade infantil, com exemplos das sessões e descrição das atividades.
ü  Tabelas para cálculo do IMC em crianças e adolescentes.
ü  Necessidades alimentares da criança.
ü  Aspectos psicológicos da obesidade infantil.
ü  Relatos de profissionais da área e pais de crianças obesas.
ü  Perguntas e respostas sobre obesidade infantil.
ü  Mensagem de incentivo aos pais.