O projeto Saúde na Escola aborda uma problemática cada dia mais frequente em nosso pais: a obesidade infantil.
Nos últimos 20 anos o Brasil apresentou um aumento de 240% nos casos de crianças obesas, isso é quatro vezes mais do que ocorreu nos E.U.A. país mais "obeso" do mundo. Se a obesidade entre as crianças continuar evoluindo dessa maneira assustadora, em breve estaremos assumindo esse nada honroso posto.
A obesidade infantil hoje em dia já é diagnosticada como uma doença, uma epidemia em desenvolvimento e vem recebendo atenção especial dos profissionais da educação, saúde e educação física, visto que ela será a precursora de outros agravos na idade adulta. Atualmente, o estilo de vida sedentário não é raridade entre as famílias brasileiras, fato que pode justificar a defesa de uma ação preventiva voltada para a promoção da saúde e combate ao sedentarismo infantil a partir da escola. Trata-se de um diferencial, pois é um projeto voltado a um assunto muito comentado na teoria, mas que conta com poucas ações práticas efetivas.
Objetivos gerais do projeto.
Informar, as crianças e a família, sobre as consequências da obesidade para saúde, principalmente no que diz respeito as doenças relacionadas ao excesso de peso: diabetes, hipertensão, colesterol alto, problemas ortopédicos e também os psicológicos além de salientar importância da atividade física como agente fundamental no combate a esta problemática.
Implantar um programa de atividades dentro de um contexto totalmente lúdico e motivante, respeitando a capacidade física e a individualidade de cada criança, sem privilegiar a performance. Extraindo o maior grau de benefício fisiológico possível em cada aula prática, voltado para as capacidades físicas (resistência, força, coordenação motora, equilíbrio, velocidade, ritmo, agilidade e flexibilidade).
Desenvolvimento do projeto – ações.
Realização de um exame antropométrico (peso e estatura), classificação das crianças nos níveis de: peso normal, sobrepeso e obesidade através do cálculo de IMC (índice de massa corporal).
Início das vivências práticas, contando com atividades recreativas e que gerem um gasto calórico adequado aos objetivos traçados para cada grupo de alunos.
Informações teóricas frequentes sobre o tema, tanto para os alunos quanto para os pais, através de artigos de fácil compreensão.
Palestras, com profissionais das áreas de nutrição e educação física.
Material.
Este item é de fundamental importância para a motivação das crianças durante as atividades, o material indicado para este tipo de clientela seria: colchonetes ou tatames, bolas de borracha coloridas, mini cones coloridos, cordas individuais, elásticos, mini cama elástica individual, bolas de ginástica grandes para equilíbrio/força, etc...
Importante.
O projeto ocorre durante as aulas de educação física com aulas teóricas e vivências práticas enfocando a importância da boa alimentação e da atividade física regular como elementos importantes de prevenção á obesidade infantil.
Atualmente o Projeto Saúde na Escola é desenvolvido pelo professor alex Batalha Machado nas seguintes escolas da cidade de bauru/SP:
E.E. Prof. Antonio Xavier de mendonça - Rede Estadual
EMEF Dirce Boemer Guedes de Azevedo - Rede Municipal
EMEF Etelvino Rodrigues Madureira - Rede Municipal.



Exposição dos trabalhos.

Aulas teóricas
Rolar.
Saltar.

Jogo coletivo - Handeboliche.
Brincadeiras de roda.
Caminhada ao redor da escola.
trabalho dos alunos - EMEF Dirce Guedes.
CONTEÚDO DESENVOLVIDO COM ALUNOS DA ESCOLA DURVAL GUEDES EM BAURU.
VALORIZAÇÃO DA ATIVIDADE FÍSICA.
CAMINHADA AO REDOR DA ESCOLA.
IMPORTÂNCIA DA BOA ALIMENTAÇÃO.
CONSTRUÇÃO DA PIRÂMIDE E BONECOS.
RESULTADO DO TRABALHO.
Algumas ações desenvolvidas pelo
Projeto Saúde na Escola.
Exposição Escola Dirce Guedes.
trabalho dos alunos - EMEF Dirce Guedes.
CONTEÚDO DESENVOLVIDO COM ALUNOS DA ESCOLA DURVAL GUEDES EM BAURU.
VALORIZAÇÃO DA ATIVIDADE FÍSICA.
CAMINHADA AO REDOR DA ESCOLA.
IMPORTÂNCIA DA BOA ALIMENTAÇÃO.
CONSTRUÇÃO DA PIRÂMIDE E BONECOS.
RESULTADO DO TRABALHO.










