Não dá mais para esconder, não se pode negar que a obesidade é caso de saúde pública, que nossas crianças estão sofrendo desse mal, faz tempo. Agora a “coisa” ficou quase fora de controle, o que fazer então?
Uma enorme campanha de alcance nacional, mobilizando todos os canais de televisão e seus telejornais. Campanha essa, com duração determinada: uma semana. Espero que esse projeto denominado Saúde na Escola seja o primeiro passo dado pelo governo federal no combate a essa epidemia, não apenas uma data que se repita ano após ano na mesma semana e depois tudo continue como antes, não gostaria que essa importante ação fosse lembrada apenas nas campanhas eleitorais, ou na primeira semana de março do próximo ano.
Importantíssima essa iniciativa do ministério da saúde, muitos alunos do Brasil inteiro serão avaliados com cálculo de IMC (índice de massa corporal). Tenho certeza que o resultado será assustador. O que será feito com o resultado dessa avaliação é que definirá o efetivo sucesso desta ação.
A prevenção será a partir da escola, e tem que ser mesmo, nesse caso o professor de educação física tem que assumir seu importante papel. O processo passa invariavelmente por mudança de hábitos alimentares e de atividade física. Porém quando a criança já foi acometida pela obesidade, o tratamento é mais complexo e depende de uma equipe multidisciplinar.
Acredito que as prefeituras podem ser uma importante aliada nessa empreitada, criando espaços voltados para essa finalidade, com atividades no contra turno escolar, conduzidas por profissionais qualificados.
Vamos torcer para que o projeto seja realmente eficaz, não é algo fácil, envolve muitas particularidades e os resultados, em geral, são a longo prazo.
Parabéns pela iniciativa e espero que seja apenas o ponta pé inicial.
Nenhum comentário:
Postar um comentário